sexta-feira, 6 de abril de 2012

Richard Avedon, Os+

Natural de Nova Iorque, Richard Avedon nasceu em 1923 em uma família de origem judaica-russa e teve os primeiros contatos com a fotografia aos 12 anos, no YMHA Camera Club (link) Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, Avedon serviu as forças armadas como fotógrafo Segunda Classe da Marinha Mercante. Durante os dois anos que esteve lá, usou a Rolleiflex com lente dupla que havia ganhado de presente de seu pai para fazer os retratos de identificação dos tripulantes. Foi nessa época em que adquiriu mais conhecimentos técnicos e começou a desenvolver um estilo dinâmico. Após dois anos, Avedon deixou a Marinha Mercante para trabalhar com fotografia de moda e estudar com o diretor de arte Alexey Brodovitch, no Laboratório de Design da New School for Social Research.
Em 1945, ele montou estúdio próprio e passou a trabalhar como fotógrafo freelancer para diversas revistas como Theater Arts, Life, Look Magazines e Harpe’s Bazaar, onde se destacou rapidamente e, com o apoio de Brodovitch, teve ascensão meteórica. Lá ele desenvolveu uma abordagem original para fazer fotografias de moda: incentivadas por Avedon, as modelos eram colocadas em ação, atuando e sorrindo. Também nesta época, inspirado pelo fotojornalista e fotógrafo de moda Martin Munkacsi, Avedon saiu do estúdio e fotografou modelos nas ruas, em casas noturnas, arenas de circo e em outros lugares até então incomuns.

Ele era fascinado pela capacidade da fotografia de sugerir a personalidade de seus modelos: “As minhas fotografias não vão além da aparência externa. Tenho muita fé nela. Uma boa aparência externa está cheia de pistas.” disse ele, que fotografava poses, atitudes, estilos, roupas e acessórios como se fossem vitais.
Quando parou de trabalhar para a Harper’s Bazaar, em 1965, Avedon iniciou uma relação duradoura com a revista Vogue até 1988. Ele também estabeleceu parcerias criativas com a francesa Egoiste e com a norte-americana The New Yorker, onde revigorou seu estilo com dinamismo teatral. Além disso, ele fez peças publicitárias para marcas como Calvin Klein, Versace, e Revlon.

Versátil, Avedon também registrou momentos conflituosos como o movimento dos direitos civis no Sul dos E.U.A e a Guerra do Vietnã, onde fotografou estudantes, artistas, ativistas contraculturais e as vítimas da guerra, tanto nos Estados Unidos como no país asiático.
Em 1976 ele produziu para a revista Rolling Stone um ensaio chamado The Family, um retrato da “power elite” que comandava os Estados Unidos na época. Ao todo, 69 banqueiros, políticos, líderes sindicais e editores foram fotografados sem nenhuma intervenção de Avedon. Cada um pode escolher as roupas e a pose que lhe agradasse, impedindo que as opiniões do fotógrafo interferissem em cada um dos registros.

No início dos anos 80 Avedon iniciou um trabalho que culminaria em sua obra prima: In the American West, lançado em 1985, retratou os membros da classe trabalhadora: açougueiros, mineiros, condenados, garçonetes, dentre outros, foram fotografados em frente a um fundo branco. Apesar do aparente minimalismo, Avedon enfatizou que esses retratos não deveriam ser considerados como simples registros de pessoas, mas sim “o momento, uma emoção ou um fato que se transforma em uma fotografia já não é um fato, mas uma opinião “. Avedon produziu e publicou vários livros ao longo dos anos, dentre eles Observations (1959), Nothing Personal (1964), Portraits (1976), Photographs 1947–1977 (1978) e In the American West (1985).

Inúmera personalidades como Marilyn Monroe, Beatles, Andy Warhol, Natassja Kinski, Truman Capote, Bob Dylan, Stravinsky e tantos outros foram registrados pelas lentes de Avedon, que faleceu em 2004 quando trabalhava em um ensaio para o The New Yorker. Além disso, ele estava desenvolvendo um projeto chamado Democracy, baseado na eleição presidencial de 2004 nos E.U.A.


Agora, alguns dos trabalhos dele.









Veja o trabalho completo dele por aqui.

Os fotógrafos mais influentes do mundo da moda, elegidos pela Revista Time .

 A revista Time fez uma lista com os 100 nomes mais influentes no universo fashion, desde 1923, data em que a revista teve sua primeira edição.
 E nesta lista esta incluído 13 fotógrafos, onde, no topo da lista esta Richard Avedon. 
 Então, com o tempo irei postando biografia e imagens sobre tais fotógrafos, não deixem de acompanhar.

Os fotógrafos:
Richard Avedon
Guy Bourdin
Horst P. Horst
Nick Knight
Annie Leibovitz
Steven Meisel
Martin Munkácsi
Helmut Newton
Irving Penn
Herb Ritts
Mario Testino
Ellen von Unwerth
Bruce Weber
Richard Avedon,  Nastassja Kinski e a Serpente
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Não deixe o amor passar.

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida. 
 
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu. 
 
 Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. 
 
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Carlos Drummond de Andrade